Abrir menu principal

Malucopédia β

Malucopédia:Política de bloqueio

A Malucopédia é um projeto colaborativo em que todas as contribuições construtivas são bem-vindas. No entanto, nem todos editam a Malucopédia de forma construtiva e de acordo com as políticas estabelecidas. Assim, em casos em que o conteúdo da Malucopédia ou o padrão vigente possa ser comprometido por um usuário (autenticado ou não), existe a possibilidade do bloqueio (temporário ou permanente) desse usuário, de forma que fique impedido de editar em todos os domínios da Malucopédia. Tal pode ser feito somente por administradores. Mesmo bloqueado, o usuário continua podendo acessar o conteúdo livremente.

Em qualquer caso, o diálogo deve prevalecer sobre o bloqueio. Quando houver dúvida sobre o bloqueio, deve-se assumir a boa-fé e deve haver antes tentativa de diálogo. Muitos usuários não sabem que estão a editar de forma errada, principalmente os novatos. Esses usuários precisam ser guiados, não bloqueados, em primeira instância.

Objetivos dos bloqueios

  • Em princípio não são punitivos. Os bloqueios não devem ser usados como vingança.
  • São preventivos e orientadores: servem para frear edições negativas, poupando assim o trabalho desnecessário de vigilância em casos evidentes. Servem também como períodos para reflexão, como exemplo para os mal intencionados, permitindo estabilidade ao projeto.
  • Não servem para impor opiniões ou ideias: não devem se destinar a cercear exposição opinativa divergente e retórica em debate.
  • Proibir contas criadas para fins ilegítimos: abolir contas criadas exclusivamente para vandalizar. São os casos de, por exemplo: fantoches ilegais (falsidade ideológica, usuário já bloqueado, conta de ataque etc.), propagação de texto criminoso, propaganda ou promoções explícitas de produtos, empresas, instituições, ONGs etc.

Motivos válidos para bloqueio

  • Removeu conteúdo de páginas: a remoção destrutiva de conteúdo é considerada vandalismo e passível de bloqueio por uma semana.
  • Fez spam de sítios externos: a propaganda gratuita de outros sites, seja com URLs ocultas ou com links explícitos levará a um bloqueio de até um mês.
  • Inseriu conteúdo sem sentido/incompreensível nas páginas: textos como "hjkadafjhuw" são coisa de criança ou de alguém que criou uma página para fazer testes. Nesse caso indique à pessoa a página de testes. Caso persista em tal atitude, o bloqueio deverá ser de no máximo um mês.
  • Comportamento intimidador/inoportuno: alfinetadas em fóruns, perseguição em páginas de discussão, flamewars e outros tipos de comportamento desestabilizador não são bem-vindos num ambiente cooperativo. As pessoas que tiverem tal comportamento devem ser advertidas; caso persistam em tal atitude o bloqueio deverá ser de no máximo três meses.
  • Uso abusivo de contas múltiplas: isso inclui a criação de sock puppets para burlar bloqueios ou fingir ser outra pessoa. Nesse caso o bloqueio é infinito para os sock puppets e um ano para a conta original.
  • Nome de utilizador inaceitável: nomes muito semelhantes aos de outros usuários a ponto de causar confusão ou que sejam ofensas a outros usuários incorrerão em bloqueio infinito da conta bem como supressão do nome de usuário.
  • Ofendeu outro utilizador: ataques pessoais nunca são saudáveis especialmente num ambiente cooperativo. Tal comportamento incorrerá em um bloqueio de no máximo três dias.
  • Criou conta para vandalizar: contas criadas com a clara intenção de cometer vandalismos destrutivos como esvaziamento de páginas, patrulhamento ideológico e guerras de edições serão bloqueadas por um período de três meses a um ano.
  • Conta de ataque: contas criadas para promover ataques pessoais serão bloqueadas pelo período de infinito.
  • Infringiu direitos autorais: adicionar material copiado de outros de outros sítios é inaceitável e resultará num bloqueio de uma semana. Reincidência será punida com um mês de bloqueio. O terceiro delito incorrerá em um ano de bloqueio. No caso excepcional de uma quarta infração o usuário será bloqueado pelo período de infinito.
  • Violou as políticas do site: Infringir as políticas sobre racismo, religião e outras a serem criadas futuramente tendo conhecimento das mesmas incorrerá em bloqueio de uma semana a um mês, dependendo da gravidade e de se há reincidência.
  • Recriou página eliminada: recriar páginas eliminadas com o mesmo conteúdo resultará em bloqueio de três dias no máximo.
Motivo
Tempo mínimo de bloqueio Tempo máximo de bloqueio
Removeu conteúdo de páginas 3 dias 1 semana
Fez spam de sítios externos 1 semana 1 mês
Inseriu conteúdo sem sentido/incompreensível nas páginas 1 dia 1 mês
Comportamento intimidador/inoportuno 1 semana 3 meses
Uso abusivo de contas múltiplas Infinito para os sock puppets e
3 meses para a conta original
Infinito para os sock puppets e
1 ano para a conta original
Nome de utilizador inaceitável Infinito Infinito
Ofendeu outro utilizador 1 dia 3 dias
Ofendeu outro utilizador 3 meses 1 ano
Conta de ataque Infinito Infinito
Infringiu direitos autorais 1 semana 1 ano para o terceiro delito
Infinito se houver uma quarta infração
Violou as políticas do site 1 semana 1 mês
Recriou página eliminada 1 dia 3 dias

Nota: Administradores não deverão bloquear um usuário sem antes advertí-lo, e só poderão efetuar o bloqueio caso o usuário ignore o aviso e reincida na infração. Em caso de novas reincidências os administradores terão permissão para duplicar o tempo máximo de bloqueio.


Bloqueio de IPs

IPs podem ser facilmente mudados e cair na máquina de um usuário inocente, e por isso o tempo máximo de bloqueio é de uma semana, dependendo da quantidade de vandalismos e o intervalo entre os mesmos.

Caso tenha um longo histórico de vandalismos (acima de 30 dias) e quase nenhuma edição válida, isso pode indicar que trata-se de um IP particular e fixo, sendo nesta circunstância permitido um bloqueio superior a uma semana, sendo no máximo três meses em função do histórico de vandalismo.

Proxies abertos ou anónimos poderão ser bloqueados pelo período de infinito.

Bloqueios de intervalo

Os bloqueios de intervalo (rangeblocks) só deverão ser aplicados caso haja vários vandalismos de uma mesma faixa de IP ou alguém estiver usando várias contas para vandalizar.